Nossa História

Francesco Paolo Lena


O progresso de Amparo, sem dúvida, contou com o empreendedorismo de muitos valores vindos de terras distantes. É o caso deste ilustre italiano Francesco Paolo Lena, nascido em 20 de agosto de 1929, em San Giovanni Gemini, província de Agrigento, Sicília, Itália.

Veio para o Brasil quando tinha 27 anos de idade e, repetindo o mesmo trajeto de tantos patrícios, aportou em Santos sem conhecer ninguém e sem dominar o idioma local. Iniciou aqui sua vida profissional vendendo verduras pelas ruas de São Paulo. Depois de algum tempo foi trabalhar nas Indústrias Matarazzo. Nessa época adoeceu e, hospitalizado, teve a sorte de conhecer um conterrâneo, Onofre Sulli, oriundo da mesma região de onde viera. Ali nascia uma grande amizade.

Recuperado da enfermidade, retornou a Sicília no ano de 1961 e casou-se com Carmela Barbasso. Recém casados, voltaram ao Brasil e foram morar em São Paulo, no bairro de Perdizes. Ali montaram uma pensão que com o tempo se transformou, também, em uma pequena loja de reparo de eletrodomésticos, o técnico era o próprio Francesco, o ex-vendedor de verduras, contava com a colaboração da jovem esposa Carmela na administração da pensão.

Passado mais um tempo, adquiriu um pequeno caminhão, com o qual passou a fazer transportes. Em uma dessas viagens, passando por Amparo, em 1962, surgiu-lhe a oportunidade de comprar um posto de gasolina, o primeiro posto particular da época na cidade. Destemido, convenceu a esposa Carmela a partilhar com ele aquele grandioso desafio. E assim, em um ambiente completamente novo, chegou a cidade de Amparo, onde ele, a esposa e o pequeno primogênito Gerlando viveram no antigo Hotel Berardo.

Com seus desafios superados e os negócios prosperando, ele e a esposa resolveram arrendar seu comércio para um amigo, e assim realizar um antigo sonho: o de retornar à sua terra de origem, a cidade de San Giovanni Gemini, na Itália. E foi lá que a família aumentou, com o nascimento de Pasquale e Giuseppe.

Engana-se, no entanto, quem pensar que Francesco se esquecera do Brasil e das oportunidades que acreditava aqui existir. Passado algum tempo, retornou ao Brasil convencido de que Amparo era, definitivamente, a sua cidade próspera. Iniciou, então, atividades no ramo de terraplanagem em parceria com o amigo e empresário Ney Corsi, abriu grande parte dos loteamentos aqui existentes, No ano de 1970 nasceu a empresa Lena & Cia LTDA., empresa que até a presente data trabalha no ramo de terraplenagem.

Após 11 anos de atividades intensas, em 1981, adquiriu a Fazenda São José, no Distrito de Arcadas, em Amparo,  onde iniciaram suas atividades na área de exploração mineral.

Seu falecimento prematuro no ano de 1988 pegou a família de surpresa, que se viu na obrigação de conduzir os negócios com a mesma tenacidade do patriarca que partira. E dessa forma, a esposa e os filhos deram sequência aos projetos de Francesco, honrando e ampliando seus sonhos de conquista. Com as ampliações e exigências de mercado cumpridas, passaram a ser os maiores comerciantes de areia de toda a região, dessa forma contribuindo diretamente com o desenvolvimento imobiliário.

Com grande visão para os negócios, posteriormente, veio o loteamento denominado Residencial Villagio di Fiori, um grande sonho desse ilustre patriarca, iniciado no final dos anos 90 e concluído por seus sucessores.

O casal Francesco e Carmela perpetuou seus sonhos nos filhos Gerlando, Pasquale e Giuseppe, e também nos netos Giovanni, Francesco, Isabela, Maria Giulia e Sofia. E mais que sonhos, a eles delegaram um patrimônio composto de honradez, perseverança e amor imensurável pelo Brasil e, especialmente, por Amparo. Afinal, foi neste solo abençoado que viu seu empreendedorismo florescer e conquistar os frutos que hoje engrandecem esta cidade.

 

“…a esposa e os filhos deram sequência aos projetos de Francesco…”

Do livro: Presenças – Empreendedores de Amparo